O Merco (Monitor de Negócios de Reputação Corporativa) o instrumento de avaliação de referência mundial, que possui uma metodologia multi-stakeholder, colocou a Adecco no pódio do setor de ETT e serviços de recursos humanos.
O Merco, monitor de referência para a Ibero-América, divulgou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG (Environmental, Social, Governance). Este ranking avalia as empresas que em 2022 cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG. A Adecco manteve-se, neste ranking, no primeiro lugar no setor que atua.
Vanda Santos, Diretora de Serviço e Qualidade, da Adecco referiu, no contexto da avaliação, que “como líderes mundiais de serviços e soluções de Recursos Humanos, elevámos os nossos objetivos bem alto, tão alto que mudámos e melhorámos a forma como as pessoas trabalham. As nossas aspirações assentam nos nossos valores corporativos que definem a determinação da equipa Adecco em alcançar a excelência e distinguem a atitude e o carácter da nossa organização. “
Acrescentou, também que a Adecco tem sempre o foco no cliente, independentemente dos rakings, “quer seja empresa, candidato ou colaborador, deve confiar em nós em cada etapa da nossa prestação. A qualidade e as boas práticas ambientais devem estar sempre presentes em tudo o que fazemos, tentando objetivar e melhorar continuamente a organização e os nossos serviços, com vista à otimização dos recursos e à confrontação com novos”.
O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de organizações não-governamentais (ONGs), 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo).
Note-se que a Adecco foi a primeira empresa do setor a assinar o Pacto Global das Nações Unidas, no seu compromisso ético, sustentado em dez princípios basilares da sustentabilidade organizacional.
A Adecco tem parte do seu negócio certificada pela norma ISO 14001:2015 que demonstra o empenho em reduzir o impacto ambiental, para além de um projeto em vigor direcionado para a melhoria contínua dos critérios ESG. Sujeitando-se à avaliação internacional da maior empresa avaliadora de sustentabilidade internacional (Ecovadis).