É comum falar sobre o poder da motivação entre as equipas de trabalho. E sobre a motivação do poder? Quando o drive do poder é aplicado em ações positivas, é comum termos profissionais motivados pelo desejo de prestígio e reputação que podem ser líderes carismáticos, inspiradores e eficazes na gestão de equipas. A Adecco Recrutamento Especializado traça o perfil destas pessoas e sugere quatro estratégias que ajudam a potenciar e a orientar líderes motivados a gerir equipas produtivas: é fundamental compreender o que motiva as pessoas para garantir que são colocadas nos papéis certos, onde o seu potencial e talento podem florescer.
A motivação do poder é a teoria de que algumas pessoas são motivadas pelo desejo de prestígio e reputação ou pela capacidade de influenciar outras e estar numa posição de poder. Podem ser atraídas para carreiras em que possam orientar o comportamento de outros através de ações positivas. Empresários, professores, jornalistas e políticos são pessoas em posições de poder. Podem correr riscos e usar o prestígio para motivar os outros. E são, frequentemente, as mais eficazes a motivar as equipas, que veem os objetivos da organização, mostram um maior sentido de responsabilidade e têm mais espírito de equipa.
Características das pessoas motivadas pelo poder
Muito confiantes: estes indivíduos trabalham arduamente para ganharem prestígio, serem admirados e atingirem objetivos ambiciosos. Os membros da equipa que os apoiam satisfazem a sua necessidade de admiração, aumentando a sua confiança e crença nos seus objetivos. Este aumento de confiança pode torná-los mais bem-sucedidos.
Aumento de satisfação em função do alcance de metas: as pessoas motivadas pelo poder são particularmente eficazes em posições de liderança porque encontram satisfação em motivar um grupo a alcançar os seus objetivos. Compreendem que a melhor abordagem para o fazer é motivar um grupo de pessoas a realizar tarefas em vez de serem elas próprias a fazer todo o trabalho. Por conseguinte, têm como principal objetivo influenciar e inspirar outros. Ao influenciar os outros, podem alcançar o resultado desejado enquanto gastam menos da sua própria energia.
Maturidade e um forte sentido de responsabilidade: as pessoas motivadas pelo poder mostram maturidade e um estilo de liderança democrático. Sentem-se responsáveis pelo sucesso da sua equipa e acreditam na importância de se unirem para atingir o objetivo final.
A necessidade de poder supera a necessidade de agradar: para as pessoas motivadas pelo poder, a necessidade de poder e influência supera a necessidade de agradar. Isto torna-os adequados para papéis de liderança, uma vez que podem decidir com base no que é melhor para a organização. No entanto, é importante notar que ainda podem ser empáticos e ter outras características que moldam a sua personalidade, tornando-os líderes compassivos.
Como aplicar a motivação do poder no local de trabalho
A motivação do poder pode ajudar a compreender os diferentes fatores que influenciam os níveis de motivação da nossa equipa. Se quiser aplicar esta teoria, considere as seguintes dicas:
- Identificar o que motiva os membros da equipa.
Ao identificar o que motiva os membros da equipa, pode assegurar-se de que eles desempenham papéis nos quais utilizam os seus talentos naturais e o seu instinto. Os membros da equipa que são motivados pelo poder, por exemplo, são muitas vezes mais adequados para papéis de liderança, uma vez que podem influenciar outros a prosseguir uma tarefa ou objetivo da melhor forma possível e reforçar o espírito geral da equipa.
Em contraste, as pessoas que são motivadas por uma necessidade de realização querem muitas vezes realizar elas próprias tarefas em vez de dependerem da equipa e são muitas vezes adequadas para posições relacionadas com vendas ou outras funções onde trabalham principalmente de forma independente.
- Celebrar vitórias, as grandes e pequenas.
As pessoas motivadas pelo poder são parcialmente motivadas por um desejo de reconhecimento e prestígio. Reconhecer e recompensar publicamente todas as vitórias, grandes e pequenas, são essenciais para manter todos motivados. Tal reconhecimento é suscetível de motivar toda a equipa, tornando as tarefas mais agradáveis para todos. Também ajuda a consolidar o espírito de equipa quando os esforços de todos contribuem para alcançar um objetivo.
- Estabelecer objetivos desafiantes e exequíveis.
Os membros da equipa capacitados são naturalmente confiantes e têm uma forte crença nas suas próprias capacidades. Através do seu próprio sentido de autoconfiança, aumentarão a confiança da equipa como um todo e tornarão o grupo mais capaz de atingir objetivos desafiantes.
A atribuição de tarefas difíceis, mas exequíveis, pode inspirar os membros da equipa capacitados, que irão aliar-se ao resto da equipa para estar à altura da ocasião. A atribuição de tarefas desafiantes dá também a oportunidade à pessoa de desenvolver competências e construir as suas carreiras.
- Dar crédito onde o crédito é devido.
Quando alguém tem uma boa ideia, ou se essa ideia se torna central para a motivação da equipa, é desejável atribuir publicamente o crédito à ideia ou ao sucesso à, ou às, pessoa(s). É uma forma de as pessoas se sentirem valorizadas e motivadas. Este crédito devido é particularmente poderoso para os membros de uma equipa impulsionada pelo poder, cujos membros prosperam no reconhecimento.