“Síndrome de sexta-feira”

25 Novembro, 2021

7 dicas para um dia mais produtivo

A produtividade às sextas-feiras nem sempre é a desejável e muitas pessoas aproveitam o dia para descomprimir da intensidade da semana de trabalho. A mentalidade de que qualquer tarefa num escritório pode ser adiada para a próxima segunda-feira é a consequência de dias acumulados de cansaço. É esta ‘síndrome de 6ª feira’ que tantas vezes acaba por ocupar espaço mental durante o tempo que deve ser de descanso. A Adecco Recrutamento Especializado sugere sete dicas fáceis de implementar que pode utilizar já esta sexta-feira para aumentar a sua produtividade e desfrutar do fim de semana livre de pendentes.

 

 

Trate das tarefas pendentes

Todos queremos começar na segunda-feira (ou na próxima terça-feira, com o feriado) com o pé direito. Então, porque não usar a sexta-feira para tratar de tarefas pendentes, como por exemplo, responder a todos os e-mails a que não teve oportunidade durante a semana. Em termos de organização é bastante eficaz, pois pode riscar esta tarefa necessária, mas sempre adiada, que tantas vezes nos ocupa mentalmente durante o fim-de-semana a pensar nos e-mails que precisa de responder na segunda-feira. Comece pelo mais importante e responda a todos até a lista estar limpa.

 

Agende reuniões

A marcação de reuniões às sextas-feiras é uma ótima forma de aproveitar um dia em que a produtividade é baixa. A maioria das pessoas tem menos tarefas agendadas para este dia, sendo uma forma mais leve de terminar a semana. Utilize estas reuniões para encerrar a semana anterior e planear a semana seguinte. O ideal seria marcar reuniões de manhã ou no início da tarde – ninguém quer que uma reunião de sexta-feira se prolongue até ao início do fim-de-semana!

 

Guarde tarefas de rotina para sexta-feira

Menos motivação e energia à sexta-feira? É uma realidade para muitas pessoas. No final da semana, estamos muitas vezes exaustos, por isso é a altura perfeita para fazer tarefas de rotina que não requerem muita reflexão. Tudo depende do seu trabalho, mas o ideal é escolher tarefas que não exijam concentração profunda, mas leves e simples, tais como verificar o seu calendário de trabalho, ponto de situação de projetos, fazer telefonemas e outras tarefas de rotina que o ajudem a organizar-se.

 

Planeie uma recompensa de fim-de-semana

A maioria de nós poderia recorrer a um pouco de motivação para trabalhar mais às sextas-feiras. Uma recompensa de fim-de-semana pode ser apenas o que precisa para completar a sua lista de afazeres. A recompensa não tem de ser nada elaborada. Pode ser tão simples como uma fatia de pizza no restaurante favorito, uma noite de cinema ou qualquer outra coisa que goste. Por vezes tudo o que precisamos é de um pequeno incentivo para percorrer o quilómetro extra no final da semana.

 

Evite iniciar novos projetos

A sexta-feira não é o melhor dia para iniciar um novo projeto. Após uma semana atarefada, pode ser um desafio ter o foco e a capacidade mental para agarrar um novo projeto. Em vez de se esforçar para o arranque de um projeto, opte por tarefas menos desafiantes para que se possa fazer mais. Além disso, é provável que esteja na sua mente durante o fim-de-semana.

 

Iniciar o planeamento para segunda-feira

Um dos usos mais eficazes do tempo na sexta-feira, especialmente durante a tarde, é começar a planear a semana seguinte, em particular a segunda-feira para um arranque da semana mais organizado. Ajudá-lo-á a pôr as coisas em ordem e a ter uma compreensão detalhada do que pode esperar.

 

Experimente as tarde de sexta-feira sem email

Sejamos honestos, ninguém responde a (ou gosta de receber) emails de sexta-feira à tarde. A maioria das pessoas tem um pé na rua nesses dias. As pessoas tiram os seus dias de férias e partem cedo. Isto torna o dia  geralmente mais silencioso no escritório. Se tiver energia e capacidade mental, use este tempo para se concentrar no trabalho. Não envie e-mails ou mensagens de redes sociais. Terá mais tempo para se concentrar no seu trabalho e fazer muita coisa. Vá para o fim-de-semana com a sensação de trabalho cumprido e a cabeça focada onde deve: na compensação do que lhe dá prazer e restabelece as suas energias de forma a equilibrar melhor a sua vida pessoal e profissional.