Capacidades de Pensamento Inovadoras

25 Outubro, 2021

Dicas para desenvolver o seu pensamento inovador

 

As capacidades de pensamento inovador são competências altamente valorizadas profissionalmente: os empregadores procuram pessoas criativas com potencial para fornecer soluções aos processos empresariais e trazer mais-valias para as organizações. Todos têm capacidade para melhorar as suas capacidades de pensamento inovador e tornar-se potencialmente um recurso mais atrativo no mercado de trabalho?

A Adecco Recrutamento Especializado diz que sim, resume os traços gerais dos profissionais com estas características e sugere cinco formas de investir no potencial inovador de cada profissional.

 

 

O pensamento inovador é uma competência altamente valorizada em ambiente de trabalho: é fundamentalmente um processo de pensamento criativo utilizado para gerar ideias e soluções. Trata-se de uma tarefa complexa que envolve encontrar novos métodos para resolver problemas ou procedimentos. O pensamento inovador produz resultados que mudam ou desafiam o status quo. Em termos profissionais, isto significa procurar formas de pensar diferentes para produzir melhores práticas empresariais, que trazem mais-valias tanto para funcionários como para os clientes.

Estas competências de pensamento inovador são tão valorizadas no mercado de trabalho que devem ser incluídas num currículo ou carta de apresentação e discutidas durante uma entrevista de emprego. Podemos enfatizar competências como a criatividade ou a resolução de problemas, que serão bem acolhidas pelos empregadores. Saiba reconhecer-se com um pensador inovador:

 

Exemplos de capacidades de pensamento inovador:

  • Criatividade

A criatividade está frequentemente associada a talentos artísticos, mas ser criativo pode ser uma forma de pensar ou uma forma de ver o mundo de forma diferente. As pessoas criativas geram ideias através de múltiplos métodos, tais como brainstorming. Também implementam métodos diferentes para pôr em prática novas ideias.

  • Originalidade

Os pensadores inovadores encontram novas formas de expressar as suas ideias. Mudam o status quo com a sua inventividade, concebendo ideias únicas para partilhar com outros. Os inovadores são frequentemente os primeiros a propor uma nova abordagem porque procuram formas de fazer algo diferente.

  • Resolução de problemas

Aqueles que praticam o pensamento inovador encontram naturalmente formas de resolver problemas. Ao procurarem formas alternativas de fazer algo funcionar, aprendem muitas vezes com os fracassos e não têm medo de assumir riscos. Em vez de verem uma tarefa impossível, acham o desafio estimulante. Os inovadores podem mudar um processo ou encontrar outra solução no meio de um projeto porque se recusam a desistir.

  • Pensamento crítico

Os inovadores utilizam o raciocínio indutivo e dedutivo para analisar uma situação e chegar a uma solução. Para inovar, estes pensadores sintetizam a informação e fazem ligações para interpretar a informação e tirar conclusões. O pensamento crítico também significa avaliar ideias e refletir ao longo de todo o processo. Os inovadores olham para um problema pensando em como uma parte afeta outra ou o todo.

  • Curiosidade

Os inovadores fazem muitas perguntas sobre o mundo à sua volta. Continuam a perguntar “Porquê?” e “Como?” porque querem saber o resultado da sua ideia. Também questionam os métodos convencionais de fazer algo, se acreditam que o processo pode ser melhorado.

  • Colaboração

Aqueles que praticam o pensamento inovador envolvem outros nos seus planos: estão dispostos a fazer compromissos para atingir um objetivo comum. Partilham a responsabilidade pelo sucesso e fracasso. Os inovadores veem o potencial nos outros e utilizam as competências dos seus pares para ajudar a transformar uma ideia em realidade.

  • Comunicação

Os inovadores partilham as suas ideias de forma eficaz: comunicam e desenvolvem o seu próprio pensamento criativo. Os inovadores também podem motivar e encorajar a inovação nos outros.

 

Como melhorar a capacidade de pensamento inovador:

#1 Incentivar a criatividade

Procure oportunidades para ser criativo no trabalho e na sua vida pessoal. Quando confrontado com um desafio, faça uma lista de soluções. Use a sua imaginação para gerar ideias que comecem com “E se”? Leia os conselhos de outros pensadores criativos da sua área de atividade e de outras disciplinas de interesse.

#2 Aprender com o fracasso

Muitos inovadores acreditam que o fracasso é o melhor instrumento de ensino. Dar a si próprio espaço para falhar e avaliar os erros pode aumentar a sua capacidade de pensar de forma criativa. Pense nas tentativas falhadas como uma forma de testar uma ideia e avançar para a solução seguinte.

#3 Considerar todas as ideias

Os pensadores inovadores deixam as suas ideias fluir sem limites. Criar uma mentalidade onde cada conceito tenha potencial durante o processo de pensamento inicial. O contributo de outros pode também ser uma parte importante da formação de ideias.

 #4 Expandir a base de conhecimentos

Os inovadores reconhecem que as ideias podem vir de qualquer fonte. Aumentar os conhecimentos através do desenvolvimento profissional e pessoal. Encontrar oportunidades para aprender e melhorar as competências pessoais.

#5 Reconhecer a inovação

Celebrar o pensamento inovador nos outros. Explorar métodos de resolução criativa de problemas e descobrir como geram ideias para ajudar a inspirar a própria criatividade.

 

Pratique as suas competências como pensamento inovador!

Os profissionais que inovam são valorizados pela forma como prosseguem ativamente iniciativas que melhoram a eficiência e trazem novas ofertas aos clientes e colegas. Saiba como demonstrar na prática e siga as dicas:

  • Ser o primeiro a fornecer uma solução: se notar um problema que precisa de ser resolvido ou um processo que pode ser melhorado, diga-o. Partilhe respeitosamente ideias sobre como melhorar a situação com o seu gestor de equipa.
  • Anotar novas ideias: manter uma lista de ideias ou um diário. Quando ideias importantes precisarem de ser recordadas ou partilhadas, consultar estas notas. A leitura de ideias criativas é também uma ótima forma de preparação para uma revisão de desempenho ou autoavaliação.
  • Aja de acordo com as suas próprias ideias: pratique ideias inovadoras, criando novos processos ou soluções dentro da sua posição para melhor impactar a empresa. A gestão é suscetível de se aperceber quando são demonstradas competências inovadoras.
  • Partilhar ideias inovadoras com a direção: sempre que houver uma reunião formal com o gestor de equipa, pedir a oportunidade de partilhar ideias inovadoras.
  • Aprender e incorporar novas competências: a aprendizagem contribui para o pensamento inovador. Quando o conhecimento é posto em prática experimentando novas competências, mostra que estamos a inovar os nossos próprios processos de trabalho.
  • Solicite feedback sobre novas ideias: os pensadores inovadores raramente trabalham sozinhos. Precisam de ajuda para implementar novas ideias com competências que podem não possuir. Pense em ideias inovadoras com colegas de trabalho e faça um plano para atingir um objetivo comum.